Nova geração do esportivo tem traços e motor V6 do MC20; elétrico vai a 760 cv
Maserati GranTurismo Folgore, que mesmo sendo elétrica tem altura de 1,35 m que não compromete seu caráter esportivo
Esportividade, luxo e conforto. Esses foram os três tópicos pontuados por clientes da Maserati quando questionados sobre o que o novíssimo Gran Turismo deveria ter. A marca italiana foi lá e atendeu. A nova geração do cupê estreia com visual moderno e versão elétrica de 760 cv, mas traz também o V6 a gasolina do MC20.
Antes de entrarmos nos detalhes técnicos, vamos ao design. O Gran Turismo pode ser novo, mas ainda lembra muito o antecessor neste quesito misturando algumas linhas do MC20 – como se fosse um facelift nem tão profundo assim. Tanto que a Maserati diz que os traços são "inegavelmente únicos e imediatamente reconhecíveis".
O novo esportivo terá três versões. As duas primeiras, Modena e Trofeo, são equipadas com o motor Nettuno, um V6 3.0 litros biturbo a gasolina. São 490 cv e 61,2 kgfm na primeira, enquanto a segunda é mais potente: 550 cv e 66,3 kgfm.
A versão mais barata pode ser a menos potente, mesmo assim vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e pode ultrapassar os 300 km/h de velocidade máxima. Já a Trofeo, cumpre a mesma marca em 3,2 s e atinge 320 km/h. Ambas têm tração traseira e câmbio automático de oito marchas.
Maserati GranTurismo Modena: versão menos potente da linha tem 490 cv e vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos
Por fim a configuração totalmente elétrica, batizada de Folgore, considerada pela Maserati o início de um projeto futurista, que se baseia em ter posteriormente toda sua frota composta por veículos EV.
O Folgore, claro, é o mais potente da linha. Os três motores elétricos entregam, combinados, 760 cv de potência e torque de 137,8 kgfm – número bem longe dos 1.200 cv prometidos. A tração é integral a as baterias têm capacidade de 92,5 kWh. A fabricante não informa a autonomia.
Traseira do novo Maserati Gran Turismo é muito parecido com a da geração anterior
A altíssima potência do elétrico resulta em uma velocidade máxima de 320 km/h. O modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 s. Seu peso é distribuído de forma ideal, ou seja, 50% para cada eixo. Ao todo, são 2.260 kg. Fotos do interior ainda não foram divulgadas. No entanto, sabe-se que o esportivo terá um painel digital configurável de 12,2 polegadas, central multimídia com 12,3" flutuante, além de comandos por gestos, toques e voz. O sistema de áudio traz 19 alto-falantes.
Maserati GranTurismo Trofeo mistura traços do MC20 e da geração anterior do Gran Turismo Os preços dos novos GranTurismos ainda não foram divulgados, mas a estreia está marcada. As versões movidas à combustão chegam no início de 2023 na Europa. Já a variante elétrica fica para o segundo semestre do ano que vem. LINK DA MATÉRIA: https://autoesporte.globo.com/lancamentos/noticia/2022/10/novo-maserati-granturismo-tem-versao-eletrica-de-760-cv-mas-nao-abandona-o-motor-a-combustao.ghtml FONTE: AUTOESPORTE.GLOBO
FALA PESSOAL!!!
"Os carros elétricos fazem parte do mundo, são eficientes e ecológicamente corretos. Elon Musk e a tesla reinventaram os elétricos, as outras marcas estão ápenas seguindo seus passos! O granturismo vem com a versão eletrica mas não abriu mão do V6 a gasolina, ao contrario da dodge, dando essa opção de escolha para o cliente final!" Jeison WoitKoski
Commentaires